Tornozeleira eletrônica ou smartwatch? Por que pessoas usam Apple Watch na perna

Uma nova trend surgiu no TikTok com pessoas usando o Apple Watch no tornozelo, semelhante a uma tornozeleira eletrônica. A tendência levantou dúvidas sobre o que levou as pessoas a usarem o smartwatch na perna. Embora o objetivo seja aumentar a precisão das medições, não é certo que usar o Apple Watch no tornozelo melhore o desempenho. Entenda tudo abaixo. 

É importante frisar que o smartwatch da Apple é conhecido pelas medições precisas de saúde.

Por que as pessoas estão usando o Apple Watch no tornozelo?

O New York Times entrevistou pessoas que adotaram a nova tendência, desde uma influenciadora fitness até uma médica. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Dentre os destaques dos motivos, estão:

  1. Relógio frouxo em pulsos pequenos: um dos principais motivos para o Apple Watch ser usado no tornozelo é o uso da pulseira em pulsos finos. Algumas pessoas relataram para o veículo que, por ter pulso pequeno, o smartwatch fica frouxo e não monitora com precisão;
  2. Movimentos que não captam passos: outra causa para as pessoas usarem o smartwatch no tornozelo é o dispositivo não registrar os passos. Como o Apple Watch usa os movimentos do braço para identificar a caminhada, em situações em que o usuário anda com um carrinho de bebê ou não mexe os braços em uma esteira, os consumidores relataram falhas em captar os passos;
  3. Tatuagem: a tatuagem também pode ser um empecilho para o Apple Watch monitorar a saúde. Já que a tinta pode atrapalhar a luz verde responsável pelas medições;
  4. Pessoas com a pele sensível: alguns usuários com pele sensível no pulso preferem utilizar o aparelho no tornozelo para evitar o desconforto que sentem no pulso;
  5. Higiene em hospital: por fim, muitos médicos e funcionários de hospitais são proibidos de utilizar eletrônicos vestíveis no ambiente de trabalho por questões de higiene. Sendo assim, usar o Apple Watch no tornozelo é uma alternativa permitida. 
Veja só isso!  Avião da Airbus terá "quarto de hotel voador" para 1ª classe

Vale mencionar que os entrevistados pelo site destacaram que, procurando soluções para seus respectivos problemas com o relógio da Apple, encontraram uma comunidade de pessoas que usam o Apple Watch no tornozelo.

Reprodução/Spartan
Apple Watch no tornozelo é a nova tendência no TikTok (Imagem: Reprodução/Spartan)

Realmente faz diferença?

É importante frisar que a própria Apple reforça no seu site oficial que o Apple Watch foi projetado para ser usado no pulso. 

De acordo com a fabricante, o smartwatch utiliza luz LED verde com fotodiodos sensíveis à luz para detectar a quantidade de sangue fluindo pelo pulso para medir os batimentos. Dessa forma, quando o coração bate, o fluxo sanguíneo no pulso aumenta e o corpo absorve mais luz verde, que torna a medição mais precisa.

Além disso, é consenso entre as fabricantes de relógios inteligentes que tatuagem prejudica as medições. Pois a tinta da tatuagem impede parte da absorção da luz emitida pelo smartwatch. 

Em suma, não é certo que usar o Apple Watch no tornozelo aumenta a precisão. Entretanto, é preciso se atentar a possíveis causas que prejudicam as medições de saúde no pulso, como a tatuagem.

Leia mais

VÍDEO: Qual Apple Watch vale a pena comprar em 2024 sem pagar tão caro? Qual é a melhor escolha?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Olá👋, junte-se aos Smarters, já somos mais de 10 mil pessoas!

Inscreva-se para receber conteúdos em primeira mão, assim que disponível no site ou canal.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

By Elias de Mello

Sou Elias de Mello criador do canal 2beSmart busco trazer conteúdos de qualidade para meu público, com testes das mais variadas compras que faço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok