Vivo corta ligações ilimitadas de planos de celular; entenda o caso

A Vivo deu fim às ligações ilimitadas de planos pós-pago e controle. Com a decisão, os clientes contam com 300 minutos de chamadas e 100 mensagens de texto por mês sem custo. Ao consumir toda a franquia, uma tarifa será cobrada para utilizar os serviços.

As informações sobre o plano controle foram reveladas pelo portal Tecnoblog e o Canaltech apurou nesta quarta-feira (26) que a medida também se aplica aos pacotes pós-pagos.

No caso das ofertas pós-pagas, a tabela com os planos encontrada no site da operadora não chega a mencionar chamadas e mensagens, com exceção da parte que introduz o serviço de roaming internacional Vivo Travel. 


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Contudo, ao clicar em “Mais informações”, o menu “Franquia” diz que “as chamadas locais ou longa distância” com o código da Vivo (15) para celulares e fixo têm “custo de R$ 010 por minuto”, mas “os planos combinados com dados possuem 300 minutos inclusos, válidos para todas as operadoras”.

A reportagem analisou todos os regulamentos para pós-pago disponíveis no site da Vivo. Em comum, os documentos mencionam a mesma questão sobre as ligações, e ainda apontam que o SMS e MMS nacional têm o custo de R$ 0,10 por mensagem e que “planos combinados com dados possuem 100 SMS inclusos, válidos para todas as operadoras”.

Site da Vivo mostra que planos pós-pago tem 300 minutos para ligações locais e de longa distância (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Controle e Easy Prime

Já em relação ao controle, a tabela de pacotes no site da Vivo informa que os planos têm “ligações e SMS para qualquer operadora do Brasil”, sem menção à cota. Mas, ao acessar a área “Mais informações”, a explicação sobre os 300 minutos também consta no menu “Franquia”.

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Os regulamentos no site da Vivo trazem os mesmos termos sobre a cota para ligações e SMS das opções pós-pago. Por outro lado, no caso dos pacotes do segmento controle, ainda há documentos de ofertas legadas que mencionam chamadas e mensagens ilimitadas.

O CT também verificou as ofertas do Vivo Easy Prime, que chegam a mencionar que há “ligação e SMS inclusos para qualquer operadora do Brasil”, mas não há detalhamento sobre a franquia no menu “Mais informações”.

Por outro lado, os regulamentos têm a mesma informação sobre a franquia mensal de 300 minutos e de 100 mensagens.

Início da franquia é incerto

Nos últimos anos, tanto a Vivo quanto as demais empresas de telefonia móvel oferecem ligações e mensagens ilimitadas. Esse padrão deu fim às ofertas do passado, em que os clientes também escolhiam os planos com base nos pacotes de minutos e SMS disponíveis, além da internet.

Hoje, os principais diferenciais entre os planos se concentram, principalmente, no pacote de dados e recursos extras, como a assinatura de um serviço de streaming, uso de aplicativos sem consumir o plano de dados e afins.

Com o fim das ligações e SMS ilimitados, a Vivo faz um retorno a um comportamento antigo do setor. No entanto, não está claro quando a operadora passou a aplicar as franquias, uma vez que não há uma data específica informada nos documentos.

Além disso, quem assinou planos até 2024, aparentemente, segue com os serviços ilimitados. Pegando o meu caso como exemplo, assinei o plano Vivo Pós com Globoplay em dezembro do ano passado e as faturas informam que as chamadas e o envio de mensagens são ilimitados.

O mesmo ocorre com outra linha do plano Vivo Total Família 2, assinado no mesmo dia, que também possui ligações e SMS ilimitados.

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A reportagem também analisou os contratos dos segmentos pós-pago e controle de outros clientes firmados antes de 2025, e nenhum deles traz a menção aos 300 minutos e 100 mensagens de cota.

Procurada pelo Canaltech, a Vivo informou apenas que as condições comerciais dos planos vigentes estão disponíveis em seu site.

“Qualquer nova condição e fim dos prazos contratados é comunicada aos usuários conforme regras vigentes e também pelos canais de contato oficiais da empresa”, disse.

A operadora, no entanto, não informou se a medida afeta todos os planos e clientes antigos, e não informou quando a alteração entrou em vigor. Também não explicou o motivo para o fim das ligações e mensagens ilimitadas.

Claro e TIM oferecem planos ilimitados

Ao contrário da Vivo, a Claro e a TIM contam com planos que oferecem ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora, desde que utilizem os códigos da mesma (21 e 41, respectivamente).

Ambas as operadoras ainda contam com WhatsApp ilimitado. Recentemente, a Vivo também retirou a menção ao uso do mensageiro sem consumir a franquia de dados das ofertas disponíveis em seu site.

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Leia a matéria no Canaltech.

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By Elias de Mello

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