Chapolin: como funciona o controle que bandidos usam para roubar carros

Você já ouviu falar do Chapolin? Se sua mente te fez pensar no personagem icônico da TV mexicana, lamentamos informar que esse Chapolin a que nos referimos não tem nada de engraçado. Trata-se de um golpe que tem resultado em diversos roubos e furtos de carros.

Denunciada pela primeira vez em 2018, a tática voltou com força total em 2025, e consiste no uso da tecnologia para que bandidos consigam impedir que os donos tranquem as portas de seus veículos, sem que eles percebam e, então, furtem pertences de dentro do carro ou o próprio veículo.

Isso é possível por conta de um acessório que foi batizado como Chapolin. Ele possui diferentes formatos, mas tem funcionamento similar ao de um controle remoto normal de portão. A estratégia é parecida com a do golpe conhecido como Relay Attack.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Contudo, apesar das aparentes semelhanças, a tática é um pouco menos elaborada que o outro golpe, pois não exige a participação de ao menos dois meliantes para completar a ação.

Dispositivo similar a um portão emite ondas que impedem o travamento das portas do carro (Imagem: Divulgação/Polícia Civil do Amazonas)

O que é e como é feito o ataque Chapolin?

O ataque Chapolin consiste na emissão de sinais de rádio por meio de um dispositivo que interferem diretamente no controle de abertura e fechamento do carro.

Quando o dispositivo do bandido é acionado simultaneamente com o comando do dono do carro no controle do veículo, os sinais impedem o travamento das portas.

Veja só isso!  Tornozeleira eletrônica ou smartwatch? Por que pessoas usam Apple Watch na perna

Segundo as autoridades, o crime é praticamente impossível de ser detectado, já que o bandido fica estrategicamente escondido próximo à vítima e faz uso do Chapolin no exato momento em que o botão do alarme é apertado para travar o veículo.

O costume de não verificar se as portas do carro foram efetivamente trancadas acaba facilitando a ação dos meliantes, que podem entrar no veículo sem precisar quebrar os vidros ou arrombar as portas e, então, roubar os pertences do interior ou o próprio carro.

“X9” é dispositivo anti-Chapolin

O dispositivo tem gerado tanta preocupação que já há até acessórios próprios para impedir o embaralhamento dos sinaisfrustrar a ação sobre o controle que trava as portas do carro. Criado pela Supertech Store, o “Kit Alarme Anti-furto Anti-chapolim Anti-bloqueador De Sinal” promete manter o carro protegido “contra as ameaças modernas”.

 

Segundo o fabricante, o produto da marca Supertech, apelidado de X9 (expressão usada para alguém dedo-duro), oferece proteção contra os bloqueadores de sinal, conhecidos como Chapolin.

“Ao detectar esses sinais maliciosos, o X9 Detector dispara um alarme sonoro, alertando o proprietário sobre a ação dos criminosos”, diz a descrição do produto, que pode ser encomendado no site oficial, mas o preço só é disponibilizado sob consulta.

Dicas para se proteger do golpe

O golpe Chapolin é praticamente indetectável, mas, nem por isso, impossível de ser evitado. Para se proteger do golpe, se você não quiser gastar um alto valor em um produto de eficácia desconhecida, o melhor é seguir a dica das autoridades policiais e dos especialistas em segurança. E ela é a mais simples possível: confira se as portas travaram após ter acionado o alarme.

Veja só isso!  Com o que os astronautas sonham quando estão no espaço?

A polícia também recomenda, mas para um cenário voltado de forma mais ampla em relação à segurança, que o embarque e o desembarque nos carros sejam sempre feitos de maneira bem rápida, pois esses são os momentos de maior vulnerabilidade.

Outras dicas fundamentais

  • Aproximar-se do veículo já com as chaves na mão (e não no bolso da calça ou em uma bolsa);
  • Trancar as portas assim que entrar no carro;
  • Não demorar para dar a partida e para sair do local, especialmente se estiver em uma vaga na rua.

Leia também:

Vídeo: Fique atento ao novo golpe da CNH

 

Leia a matéria no Canaltech.

Olá👋, junte-se aos Smarters, já somos mais de 10 mil pessoas!

Inscreva-se para receber conteúdos em primeira mão, assim que disponível no site ou canal.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

By Elias de Mello

Sou Elias de Mello criador do canal 2beSmart busco trazer conteúdos de qualidade para meu público, com testes das mais variadas compras que faço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok