Investir em criptomoedas pode gerar muitas dúvidas para quem é iniciante. Fatores como segurança das transações, acompanhar as cotações, entre outras atividades podem deixar qualquer pessoa insegura para iniciar suas aplicações. Por isso, o Canaltech conversou com um especialista para ajudar nos primeiros passos para investir em moedas digitais. 

A seguir, tire as seguintes dúvidas:

  • Como investir em criptomoedas
  • Qual o valor para começar a investir em cripto?
  • Onde investir?
  • Investidor de criptomoeda paga imposto?

Como investir em criptomoedas

Para dar o pontapé inicial nos investimentos em moedas digitais, o CEO da Futokens e especialista em criptomoedas, Matheus Medeiros, elencou seis passos principais, confira:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Eduque-se: pesquisa e entenda o básico sobre criptomoedas, como o seu sistema, cotação, assim como seus riscos;
  2. Escolha uma exchange (corretoras especializadas): use plataformas confiáveis, como a Binance ou Coinbase;
  3. Opte por criptos consolidadas: invista em moedas mais consolidadas como Bitcoin (BTO) ou Ethereum (ETH);
  4. Armazene com segurança: faça uso de carteiras de software ou de hardware, como Trust Wallet e Ledger, para proteger os investimentos;
  5. Comece aos poucos: invista em valores baixos enquanto aprende sobre o mercado;
  6. Acompanhe o mercado: fique de olho nas notícias e acompanhe as atualizações sobre criptomoedas.

O especialista reforça que o investimento em moedas mais consolidadas pode trazer mais segurança para os primeiros investimentos. Isso poque elas possuem uma trajetória de estabilidade maior no mercado, assim como têm maior liquidez. 

Qual o valor para começar a investir em critpo?

Medeiros explica que não existe um valor mínimo fixo para começar a investir em criptomoedas, visto que moedas digitais podem ser adquiridas de modo fracionado — então, é possível começar com poucos reais. Contudo, ele ressalta que o ideal é aplicar um valor que não comprometa seu orçamento e estudar bem o mercado antes de começa a investir. 

Veja só isso!  10 principais acidentes nucleares da história
Computador com tela mostrando a cotação de ações
Moedas digitais podem ser adquiridas de modo fracionado (Imagem: Kanchanara/Unsplash)

Onde investir?

Para começar a investir é preciso definir um perfil de investidor e objetivos para as aplicações. O CEO da Futokens indica que para pessoas que buscam praticidade e segurança, as melhores opções são as corretoras centralizadas que oferecem uma experiência mais simples e oferecem auxílio com a tributação. 

Agora, para quem deseja ter controle total sobre os ativos, o especialista explica que a melhor opção é usar carteiras de auto custódia e realizar negociações em corretoras descentralizadas (DExs). Essas ações são mais indicadas para investidores experientes

Investidor de criptomoeda paga imposto?

Sim. O especialista explica que operações de trocas entre criptos, como de Bitcoin para Ethereum, ou negociações feitas com corretoras internacionais são tributáveis, com taxas que podem variar entre 15% a 22,5% sobre o lucro, a depender do valor.

Assim, optar por corretoras nacionais pode ser mais vantajoso, segundo Medeiros. 

Ele adiciona que são isentas de tributação as vendas de criptomoedas abaixo de R$ 35 mil por mês, desde que sejam convertidas em reais. 

Leia mais: 

VÍDEO: 

Leia a matéria no Canaltech.

Olá👋, junte-se aos Smarters, já somos mais de 10 mil pessoas!

Inscreva-se para receber conteúdos em primeira mão, assim que disponível no site ou canal.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

By Elias de Mello

Sou Elias de Mello criador do canal 2beSmart busco trazer conteúdos de qualidade para meu público, com testes das mais variadas compras que faço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok