Google perde processo sobre monopólio de anúncios nos EUA; entenda o caso

Google perdeu uma ação judicial movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que acusou a empresa de ter um monopólio no setor de tecnológia de anúncios. O caso foi julgado nesta quinta-feira (17) no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia.

O processo vem de uma ação aberta pelo departamento do governo dos Estados Unidos ao lado de 17 estados americanos e averigua práticas anticompetitivas do Google com o seu serviço de anúncios.

Segundo a juíza distrital dos EUA Leonie Brinkema, o Google se envolveu “intencionalmente em uma série de atos anticompetitivos” para manter o monopólio no setor.


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“Por mais de uma década, o Google vinculou seu servidor de anúncios para editores e sua bolsa de anúncios por meio de políticas contratuais e integração tecnológica, o que permitiu à empresa estabelecer e proteger seu poder de monopólio nesses dois mercados”, aponta a conclusão do processo.

A magistrada também menciona o DoubleClick for Publishers, serviço agora conhecido como Google Ad Manager que ajuda a aumentar a receita das campanhas, e o Google Ad Exchange, usado nos leilões de anúncios, no processo.

Google vai recorrer

Em nota ao portal Mashable, a vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, destacou que a empresa venceu “metade deste caso” e vai recorrer “da outra metade”.

A executiva destacou que a corte considerou que as ferramentas para anunciantes e as aquisições, como a DoubleClick, não prejudicam a concorrência. 

Discordamos da decisão do Tribunal em relação às nossas ferramentas para editores. Os editores têm muitas opções e escolhem o Google porque nossas ferramentas de tecnologia de anúncios são simples, acessíveis e eficazes”, pontuou.

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Mesmo com a decisão de hoje, ainda não está claro o futuro da empresa em relação aos negócios de anúncios. Uma possibilidade é a obrigação de o Google vender os serviços.

Outras ações contra o Google

O caso dá sequência a um julgamento ocorrido em agosto do ano passado, quando uma decisão judicial nos Estados Unidos declarou que o Google mantém um monopólio ilegal no mercado de busca através de práticas anticompetitivas.

A Justiça dos EUA também pressiona o Google a vender o Chrome.

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By Elias de Mello

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