Novelas e filmes buscam conforto no desconforto para conquistar público

A inovação e o audiovisual foram os temas centrais do painel sobre os impactos na construção da imagem global do Brasil, realizado na manhã desta segunda-feira (28), no Web Summit Rio. Entre as tendências apresentadas, ganhou destaque o “comfort content”, ou seja, a produção de conteúdos de entretenimento que trazem otimismo em meio a tantas incertezas para atrair público.

A nostalgia como um elemento-chave desse “conteúdo aconchegante”, que busca conforto no desconforto, foi o caminho que a Globo, que é a maior produtora de conteúdo brasileiro e uma das maiores investidoras do setor, têm encontrado e desenvolvido em diferentes produções, explicou Angela Colla, responsável pela área de negócios internacionais e co-produções da empresa.

Para a executiva, essa familiaridade com um conteúdo “antigo” que já foi um grande sucesso impulsiona a tendência global de remakes em novelas, filmes e outras produções audiovisuais


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O sucesso de clássicos como a novela “Pantanal”, vendido para 100 países e dublado em 70 idiomas, foi um exemplo citado por Angela. Segundo a executiva, a trama que se passa na região pantaneira se conecta diretamente com o turismo, motivando o público a conhecer as belezas naturais mostradas na dramaturgia. 

Esse tipo de conteúdo audiovisual oferece segurança emocional ao público, explica a diretora-executiva do Festival do Rio, Ilda Santiago. Além disso, os talentos nacionais e a criatividade impulsionam o interesse internacional pelo país, como reforçou a mediadora Allexia Galvão, do departamento de inovação e gestão da Embratur.

Veja só isso!  15 mortes brutais de Premonição que traumatizaram pessoas nos anos 2000

Na área do cinema, Ilda exemplificou essa combinação com o filme “O Último Azul”, um longa-metragem brasileiro que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e foi ambientado na floresta amazônica com a participação do ator Rodrigo Santoro. Para a diretora-executiva, o filme possui um “valor incalculável” para o setor audiovisual e um grande potencial para despertar o interesse de conhecer o Brasil.

Parcerias e conteúdos que conectam com audiências

As parcerias entre empresas do setor também foram destacadas durante o painel. A executiva da Globo explicou que apesar da busca por alcançar a produção nacional em outros países, há uma preocupação em retratar imagens que representam o Brasil, suas formas de comportamento e narrativas marcantes da sociedade.

Angela Colla web summit rio
Angela Colla, que atua na área de negócios internacionais e co-produções da Globo, falou sobre a identidade das produções. (Imagem:Anaísa Catucci/Canaltech)

“O conteúdo de sucesso se conecta com as pessoas, envolvendo as narrativas e personagens. Temos uma diversidade de conteúdo que vai além do tradicional, ainda mais com streaming que amplia a janela de alcance”, explica Angela. 

Um caso de longevidade é a novela “O Clone”, que continua sendo exibida em outros países. “A clonagem não é mais o assunto do momento, ela poderia até ser recriada com assuntos envolvendo a inteligência artificial. Mas o sucesso desta novela ainda se deve à forte história de amor, capaz de ser adaptada a diferentes culturas, mostrando que as pessoas querem se conectar com as histórias”, afirma.

Influências culturais e o papel “soft power” 

Um dos desafios envolve levar as produções brasileiras para além das fronteiras, valorizando a capacidade de abordar temas difíceis para reflexão. O cinema brasileiro exerce um papel de “soft power” ao influenciar culturalmente outros países por meio de suas histórias, personagens e estilos de vida, segundo a diretora-executiva do Festival do Rio.

Veja só isso!  Agora você vai poder levar a Caderneta de Saúde da sua criança no seu celular

“O filme ‘Ainda Estou Aqui’ emociona oferecendo um ‘comfort content’, que traz a história de família, amor e perda, valorizando a nossa capacidade de abordar temas difíceis e de tabus”, disse Ilda. 

A importância da cooprodução também foi abordada no painel como um momento de destaque para a indústria nacional e um desejo de expansão além das fronteiras. Enquanto a Globo produz conteúdo para suas plataformas no Brasil, empresas como Disney e Netflix já operam com uma visão global, explicou Angela. 

“Os nossos conteúdos são locais, precisamos avançar ainda nas parcerias de inovação”, afirmou a executiva, mencionando acordos recentes com a Disney para o compartilhamento simultâneo de janelas de streaming de filmes, quebrando paradigmas e representando uma curadoria dupla com potencial de alcance mundial. 

Ela também destacou o crescente reconhecimento internacional das séries produzidas pela emissora, citando como exemplo “Justiça 2”, que recebeu o Seoul International Drama Awards na Coreia do Sul. Para ela, é fundamental “expandir o olhar e trazer a internacionalização para o conteúdo, utilizando o audiovisual como um vetor de influência e soft power”.

Web Summit Rio agita a capital fluminense com debates e inovação tecnológica

Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio de Janeiro se tornou o centro da inovação tecnológica com a realização do Web Summit Rio. 

Desde o último domingo (27), o Riocentro tem sido palco de palestras, workshops e encontros que reúnem especialistas, fundadores de startups, investidores e executivos de grandes empresas para discutir as tendências do setor. 

Com uma expectativa de público superior a 34 mil participantes, mais de 1.400 startups expondo suas soluções e a presença de mais de 500 investidores, o evento se consolida como um ambiente para o aprendizado, a criação de conexões e a identificação de potenciais parcerias e investimentos. 

Veja só isso!  Galaxy S25 pode pesar 162g e ter preço 'razoável'

Além da programação principal, o Web Summit Rio oferece uma área de exposição de startups, sessões de mentoria, competições de pitch e diversas oportunidades de networking, estendendo-se até a noite com eventos como o Night Summit. 

A programação principal, que concentra grande parte das discussões e novidades, acontece de segunda a quarta-feira, firmando o Rio de Janeiro como um importante polo para o debate e o avanço da tecnologia na América Latina.

Leia outras matérias sobre o Web Summit Rio:

Leia a matéria no Canaltech.

Olá👋, junte-se aos Smarters, já somos mais de 10 mil pessoas!

Inscreva-se para receber conteúdos em primeira mão, assim que disponível no site ou canal.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

By Elias de Mello

Sou Elias de Mello criador do canal 2beSmart busco trazer conteúdos de qualidade para meu público, com testes das mais variadas compras que faço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok