O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs

DeepSeek é um modelo de inteligência artificial (IA) chinês que rivaliza diretamente com o ChatGPT e outros chatbots de IA, como o Gemini, do Google, e a Meta AI. Recentemente, a companhia lançou o DeepSeek R1, um chatbot que tem chamado a atenção do mercado, principalmente porque é capaz de desenvolver um raciocínio e oferecer respostas mais complexas aos usuários. 

A seguir, o Canaltech tira as seguintes dúvidas sobre a plataforma:

  • O que é e como surgiu o DeepSeek?
  • Como funciona o DeepSeek?
  • Quais são os diferenciais do DeepSeek?
  • DeepSeek possui limitações?

O que é e como surgiu o DeepSeek?

O DeepSeek é um modelo de IA que surgiu para rivalizar com plataformas como o ChatGPT, Google Gemini e Meta AI. O modelo é desenvolvido pela startup chinesa DeepSeek. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A companhia lançou, em janeiro, a IA DeepSeek R1 baseado em código aberto — ou seja, qualquer empresa pode testar o código-fonte do serviço para desenvolvê-lo e aprimorá-lo. 

Assim como o chatbot da OpenAI, o DeepSeek R1 é alimentado por um modelo de linguagem em larga escala (LLM). No entanto, a plataforma chinesa se diferencia por permitir que seus modelos desenvolvam um “raciocínio” de maneira própria e estabeleçam novos padrões — de maneira similar ao o1, modelo anunciado pela OpenAI em setembro de 2024.

Como funciona o DeepSeek?

O DeepSeek tem interface semelhante ao ChatGPT e, de maneira geral, o funcionamento da plataforma é bastante parecido com o chatbot da OpenAI. Para usar o serviço, é necessário efetuar um cadastro prévio. Depois disso, você pode acessar a plataforma para fazer perguntas ao chatbot.

Veja só isso!  Rochas criaram vales na Lua mais fundos que o Grand Canyon

Quais são os diferenciais do DeepSeek?

O grande diferencial do DeepSeek frente aos seus concorrentes é a ferramenta chamada “DeepThink (R1)”. Quando acionada, ela é capaz de explicar o “raciocínio” utilizado pela IA ao desenvolver a resposta. Assim, é possível entender de forma clara a construção da resposta fornecida pelo robô — o que pode ser útil até mesmo para avaliar momentos em que a IA pode ter 

DeepSeek possui limitações?

Apesar de ser um modelo de raciocínio e ser capaz de oferecer respostas mais bem construídas e completas, o DeepSeek possui suas limitações. A base de dados que serve de consulta ao chatbot, por exemplo, vai até julho de 2024. Além disso, em testes conduzidos pelo Canaltech, houve momentos em que o robô fez consultas apenas até outubro de 2023.

Outro ponto que pode ser destacado tem relação com a ferramenta para adicionar arquivos na plataforma. Por lá, você pode fazer o upload de imagens e documentos, no entanto, o DeepSeek só consegue ler os conteúdos de texto presente nos arquivos — ele não pode interpretar as imagens em si.

Veja mais do Canaltech:

VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Olá👋, junte-se aos Smarters, já somos mais de 10 mil pessoas!

Inscreva-se para receber conteúdos em primeira mão, assim que disponível no site ou canal.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

By Elias de Mello

Sou Elias de Mello criador do canal 2beSmart busco trazer conteúdos de qualidade para meu público, com testes das mais variadas compras que faço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok